segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Soldado e a Princesa

Sabe quando você assiste um filme enquanto criança e fica com uma idéia na cabeça de que é um dos melhores filmes que você já viu até então, passam-se os anos, você o assiste de novo e constata que ele não é nada daquilo que você lembrava??? Cinema Paradiso não é um desses. Conheci essa história quando era menino e anos mais tarde ela continua tendo o mesmo efeito sobre mim. O cineasta Giuseppe Tornatore conseguiu de forma muito feliz, elaborar o luto através da sétima arte. Impossível não sair sensibilizado... entretanto o trecho do filme ao qual vou colar aqui, não trata desta temática exatamente, mas sim de uma histórinha contada por Alfredo à Totó - narração esta que iria inspirar mais tarde o comportamento do jovem para com seu primeiro amor.

-Um dia, um rei deu uma festa. Convidou as princesas mais belas do reino. Um soldado da guarda viu passar a filha do rei. Era a mais bela de todas. Ele se apaixonou, mas o que faria um pobre soldado diante da filha do rei?

Finalmente, um dia, conseguiu encontrá-la, e disse-lhe que não podia mais viver sem ela. Ela ficou tão impressionada por esse forte sentimento que respondeu ao soldado: “Se souber esperar 100 dias e 100 noites sob minha janela, então eu serei sua”.

O soldado foi lá e esperou: 1 dia, 2 dias, 10, 20… todas as noites ela controlava da janela; ele não saía de lá: com chuva, vento ou neve… ele continuava lá. Os pássaros sujavam a sua cabeça, as abelhas o comiam vivo… mas ele não se mexia.

Depois de 90 noites, ele estava todo ressecado e branco. Lágrimas escorriam-lhe dos olhos, e ele não podia segurá-las, pois não tinha mais forças nem para dormir. E a princesa continuava a olhar para ele.

Quando chegou a 99ª noite, o soldado se levantou, pegou a cadeira e foi embora.

Sim, no finalzinho.-disse Alfredo.


Fantástica!!!!

5 comentários:

  1. A história é ótima mas...que princesa mais tola!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade aqui nenhum dos dois tem culpa alguma.

    No fundo o soldado saberia que não teria a princesa, mesmo tendo a palavra dela, o Rei nunca deixaria que acontecesse. Então, o soldado preferiu, durante 99 dias aproveitar a idéia que ela podia estar com ele, mesmo sendo uma ilusão, ele desfrutou disso. Por isso esperou até o último dia, para aproveitar o máximo possível desse sonho...

    ResponderExcluir
  3. Gente, pelo amor de Deus! Ele percebeu que ela observava friamente o seu sofrimento, apenas apreciando a cena. Ao mesmo tempo, ele estava cobrando que ela o amasse. Alguém é obrigado a amar alguém, só por causa da auto imolação?

    ResponderExcluir
  4. Ele não estava cobrando ela para q o amasse,pelo contrário ele só revelou seu sentimento a ela sem esperar reciprocidade pois sabia de sua dificuldades,e foi ela a princesa q propôs q ele espera se 100 dia e 100 noites debaixo de sua janela,e ele cansado foi embora no dia 99 pois sabia q quando chegasse no dia 100 ela o amaria mesmo depois de tudo... E na minha visão o Filme Cinema Paradiso ironiza a história pois totó também espera debaixo dá janela por várias noites em tentativa dá fazer com q Elena se apaixonasse por ele mais depois de muitas noites ele se cansa e vai embora pois ele também imaginara q ela não se o amaria, mas aí ela vai atrás dele apaixonada perdidamente, e o final todos já sabem pelo menos aqueles q viram o filme

    ResponderExcluir
  5. No filme, Totó acaba por expor ao Alfredo, o que entendeu da história do soldado - Totó, diz ao Alfredo que o soldado deixou o local no 99º dia, porque não queria correr o risco de no 100º dia a princesa, ainda assim, não quere-lo. Logo, ele preferiu ficar com a dúvida, do que com a possibilidade da decepção. Havia uma história para contar para sempre, um sonho!!! Ela sempre seria um sonho pra ele.

    ResponderExcluir